terça-feira, 25 de junho de 2019

Mosaicos no Memorial de Curitiba

Em fim o dia tão desejado chegou a inauguração dos paineis feitos para a  6 ° Bienal de Mosaico  a convite da artista e curadora Leticia Melara do Deposito e Escola de Mosaico de Curitiba.  os Paineis vão estar em expoxição permaente  nesse espaço lindo que é o Memorial de Curitiba.
Essa inauguração não poderia ser em uma data mais especial justo no aniversario de 326 anos de Curitiba com a presença ilustre do Prefeito Rafael Rafael Greca de Macedo junto com a presidente da Fundação cultural de Curitiba Ana Cristina de Castro.
Ao todo são 12 Paineis de um metro quadrado cada feito por 18 Mosaicistas as obras em mosaico foram criadas com diversos tipos de materiais e cada artista seguiu o seu estilo, todo esse trabalho foi inspirado nas Fotografias Aereas de Guilherme Pupo.



  Mary Dacol, Fernando Varella, Fernanda Czelujinski, Rosangela Gasparin, Leoni Kusma, Schandra Zmijeski, Helô Monteserrat, Denise Marcelino, Mônica Lebois. Abaixo: Mauro Dacol, Patrícia Ono, Letícia Melara, Nelson Martins, Magaly Floriano, Bea Pereira e Luciana Mussini. Participaram, ainda, do projeto Yara Camargo, Paulo Rogério Biscaia, Leão Moliterno e Luiz Havrechak Jr


Essa é minha obra , a faixada de um casaril antigo ao entardecer na Rua Jacarezinho no Bairro do Mercês,  comecei esse Mosaico pela faxada do Casaril, ele foi feito em Ceramica e foram quase 3 meses na confecção dessa peça me familharizando com argilas, tintas e temperaturas de queima, foi meu primeiro trabalho de grande porte usando essa tecnica de ceramica esse trabalho foi orientado pelo ceramista Rosangela Zago. 
 Veja um pouco de como foi esse processo, até chegar a esse ponto do molde forom horas sovando a argila para que ela ficasse com essa consistencia.






Foram diversas tentativas, para obter o tamanho , contorno, espessura e a coloração desejada, foi um teste para minha paciencia .


Casaril pronto, foi a hora de começar o mosaico  , trabalhei com um fundo inrregular aproveitando diversos tipos de materiais de descarte , foram usados louças, vidros, ceramicas, azulejos e pastilhas diversas, nessa parte contei com a orientação da Beatriz Pereira do Deposito e Escola de mosaico de Curitiba, suas palavras sabias nâo saem na minha cabeça.
- Agora vc vai pintar com as tesselas, separei o material por tom e fui colocando porções generosas de argamassa sob a base fixando a tesselas .
Agreguei ao trabalho fios de luz , como na fotografia, fiz a araucaria no canto direito com vidros de garrafas e o Ipe com pasta vitrea e pastilhas caules com ceramica.


MOSAICANDO ..


Aprendizado, conguistas e realizações esse projeto vai ficar marcado por toda minha vida e carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é sempre Bem-Vindo em meu blog, Obrigado pelo recadinho, adorei sua visita !!! Schandra Julia