segunda-feira, 9 de março de 2015

Espelhos com Louças / Picassiette

           Hoje trago a vcs a arte do Picassiette, nome assim dado a tecnica de mosaicar com louças é uma técnica antiga pelo que vi se iniciou no Sec XX  , tem relatos na França com Raymond Isidore na cidade Chartres , aonde ele recobriu sua casa com cacos de louças quebrados , cerâmicas e vidros coloridos. "La Maison Piacassiette" é aberta a visitanção e está no meu roteiro de viajem. 
     Outro Genio do Picassiette é Antoni Gaudi Arquiteto Catalão, que desenhou, construiu e revestiu inúmeros predios , parques e fachadas usando a tecnica de trencadis uma das mais conhecidas no mosaico que consiste em juntar pedaços irregulares de cerâmica ou outros 
materiais de fácil fragmentação. 
Aqui no Brasil o mosaico Picassiétte tbm está presente, veio com os primeiros imigrantes Portugueses  a Imperatriz Teresa Cristina em seu Palácio São Cristóvão no Rio de Janeiro, ela revestiu os jardins das Princesas com conchas e louças consta que esses mosaico são mais antigos que os de Gaudi, veja que bela reportagem nesse site:


Agora vamos ao Picassiette decorativo, esses espelhos fiz com reaproveitando louças quebradas que a tempos venho juntando e tbm ganhando de familiares e amigos, a maioria das louças são brancas, mas achei uns cacos coloridos que deu para fazer esse pequeno espelho, pude usar o tudo que eu tinha , tbm quebrei uma coisinha e outra que fazem a diferença na composição. A base que está feito o mosaico é MDF e uso uma cola especial para colar essas peças que é a cascorez de secagem rapida, as louças foram cortadas a grosso modo com a ajuda da torques de roldana especifica para vidros, pastilhas e louças, rejunte escuro da o acabamento e vida as cores.


Para esse espelho branco não ficar simples quis diferenciar a parte do rejunte e tbm  na colocação da louça que evidenciei a marca do fundo das peças suas fabricas ,  foi uma combinação ousada com um belo resultado. Usei 6 tipos de rejunte colorido, todos pigmentados de fabrica que adquiro na Loja Pastilhart Revestimentos, eles tem uma otima textura e grande variedade de cores eu recomendo.




Espero que gostem !!!!


2 comentários:

  1. Amei seu trabalho .Um dia quero fazer uma mandala com essa técnica!Por enquanto vou admirando os seus ! Vc sabe onde enconto um bom tutorial ? Abç

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Adorei seu trabalho.
    Prazer em conhecer e Bom domingo.
    Janicce.

    ResponderExcluir

Você é sempre Bem-Vindo em meu blog, Obrigado pelo recadinho, adorei sua visita !!! Schandra Julia